Cartomancia - por Emmanuel

segunda-feira, janeiro 08, 2007

Respondendo a Karussa - A utilização dos Arcanos Menores

Oi Karussa! Tentei entrar em contato mas o link do Blogger não me permitiu. Você possui e-mail?



Posto a minha resposta a Karussa porque creio que é algo recorrente e relevante.
Os Arcanos Menores do Tarot são guias da interpretação, permitindo que localizemos os acontecimentos retratados pelos Arcanos Maiores, ou seja, de forma sucinta, Copas nos falará do mundo dos relacionamentos, Paus do instinto e da espiritualidade, Espadas do meio social e da intelectualidade, Ouros da saúde e finanças. Sendo assim, além do conteúdo intrínseco que a lâmina possui, o Arcano Menor limita, restringindo ou ampliando a esfera de influência do Arcano.
Por exemplo: A Estrela é um Arcano mental, regido por Aquário. A esperança, seu significado mais recorrente, é uma experiência mental, de projeção do futuro, logo inserida no Naipe de Espadas. Todavia, influenciada por uma carta de Ouros, A Estrela passa a nos demonstrar a concretização dessa mesma esperança, para melhor ou para pior, dependendo da lâmina que está a influenciando. Uma carta de Paus, nesse mesmo caso, indicaria que o consulente tem as armas necessárias para colocar em ação o que pensa, além de estar protegido pelas influências do Mundo Superior. Uma carta de Copas, por sua vez, indicaria que, mais que esperançoso, o consulente está apaixonado pela causa em questão, mas não suficientemente engajado para que frutifique.
Obviamente, esta comparação é extremamente genérica; cada lâmina possui um significado baseado na correlação entre sua numeração e a essência do Naipe. O que quero dizer é que, embora possamos jogar Tarot com os 22 Maiores apenas, a utilização das 78 cartas nos torna mais precisos. E é essa precisão qe nos permite diagnosticar as causas do momento do consulente estar de tal ou qual forma.
Recomendo para quem gostaria de começar a trabalhar com os Arcanos Menores o baralho argentino Kier, que utiliza a mesma sequência dos Arcanos do Tarot mas, ao invés dos Arcanos Menores estarem divididos em naipes, possui numeração do 23 ao 78, o Rider-Waite, e o Mitológico, que inserem cenas da vida cotidiana (no primeiro caso) e temas mitológicos (no segundo) para facilitar a interpretação.